quarta-feira, 12 de maio de 2010

Porque pão e como tudo começou

Eu acho que já nasci engenheiro. Sempre tive curiosidade em saber como as coisas funcionam, como passar da teoria para a prática, como criar algo a partir de idéias. Quando era moleque passava várias tardes de sábado na fábrica do meu pai, que ficava nos fundos da minha casa. Lá ele fabricava com habilidade e criatividade abatjours e luminárias. Depois que os empregados iam embora - ainda se trabalhava nas manhãs de sábado naquela época - ficava reinando com madeira e metais tentando fazer mil e uma coisas.
Me lembro que em uma época fiquei fascinado de ver na enciclopédia Conhecer como funcionava o motor a vapor. Era uma maravilha ver como o vapor de água saindo da caldeira, passava por dutos e válvulas engenhosamente posicionadas para mover o pistão. Fiquei tão maravilhado que me meti a fazer um. Lá fui eu nas tardes de sábado lidar com tubos e chapas de latão, furadeira, solda e politriz. Consegui chegar a fazer o pistão e o mecanismo que o sustentava, mas tanto a técnica como a habilidade não me permitiram seguir a diante.
Mas o que tudo isso tem a ver com pão? Descobri há mais de dez anos atrás que fazer pão podia satisfazer essa minha mania de criar, ver as coisas tomar forma, misturar varios ingredientes seguindo uma receita para produzir algo novo.
Tudo começou quando minha sogra me ensinou como lidar com a massa. Ela aprendeu com a avó e tios italianos que faziam pães em casa seguindo a tradição em forno a lenha. Me ensinou como fazer o fermento, juntá-lo com farinha, sal e água. Me mostrou o ponto exato da massa e finalmente como sová-la até que ficasse uma massa macia e lisa. Depois de muitos anos, fui ver nos livros que todos os detalhes que ela aprendeu na prática tinha uma explicação teórica e que o seu método estava reproduzido em vários deles...

3 comentários:

Rezinha disse...

Adorei! Parabéns pelo blog! Mais um motivo de me orgulhar de vc! :)
Saudades dos seus pães...

Anônimo disse...

Zero, MMUUIITTOO legal!!!!!
Esse é o meu cunhado que quando faz, faz tudo SUPER BEM!!!!
Beijos e PARABÉNS,
Cunha Dê

Unknown disse...

Zé, adorei o blog!!!!!
Seus textos nos emails sempre tão legais que já tínhamos percebido seu talento!
Com certeza o blog será um sucesso!

Vamos ver quando o tema forem as corridas!
beijo,
Ju Gubel